Meu primeiro intercâmbio!

Oi, gente! Como vocês tão? Espero que esteja tudo certo por aí!

Então, ano passado (2016), eu morei em Toronto por três meses e hoje eu vou contar um pouquinho de como isso aconteceu na minha vida. Eu sempre quis morar fora, ter experiências diferentes por um tempo (ou pela minha vida toda, quem sabe?) e em 2015 eu estava no computador e uma amiga minha mandou um link pra acessar a página do governo do meu estado. Na hora eu ne liguei, até quando ela disse que era sobre um programa de intercâmbio: tudo pago pelo governo, durante três meses, estudando uma língua que eu poderia escolher (entre inglês, francês e espanhol) uma imersão real na outra cultura. Então eu decidi tentar. Primeiro eu li as regras: idade, bons históricos escolares, boa nota no ENEM, tinha que estar estudando em algum instituto público de ensino. Tudo certo, eu me inscrevi.

Mas, aparentemente minha nota no ENEM não era suficiente pra me colocar na lista dos aprovados. É, eu sei. Então eu nem continuei acompanhando o processo, eu não tinha mais motivos pra isso. Minha amiga (a que me avisou do programa) tinha sido aprovada e eu fiquei super feliz por ela. E ainda bem que ela foi aprovada. As vezes eu digo que ela salvou minha vida duas vezes: uma quando ela me contou do programa e a outra quando ela me avisou que, de alguma forma, eles tinham publicado uma segunda lista de aprovados e que eu tinha pontos suficientes para estar lá (mas não estava). Logo eu fui correndo tentar resolver o problema, descobrir o que aconteceu e por quê meu nome não estava lá. Acabou que descobrimos que houve um problema de comunicação, eles tentaram me contatar mas de alguma forma, não conseguiram. Entretanto, por sorte, minha amiga sabia da minha nota e me avisou do processo seletivo.

Então, vamos pelo começo: nós tivemos três meses de curso preparatório aqui no Brasil. Três meses de aula, três dias por semana, e no final do curso nós iríamos fazer um teste pra selecionar metade dos estudantes que iriam viajar. Eu vou ser bem honesta aqui, como eu já disse num outro texto: mesmo eu tendo tido professores maravilhosos, eu não acreditava que ia ser aprovada. Mas eu fui!!

E assim, podemos passar pro segundo passo: documentação. O país de destino (a gente poderia ir pros EUA ou pro Canadá), passaporte, seguro, acomodação, escolimg-20160827-wa0015a. Eles tentaram deixa a gente bem ciente de tudo (apesar de que as vezes era difícil). A gente teve muuuita reunião de preparo para coisas como choque cultural, diferença de clima, diferenças de costumes, sabe? (Eu tenho muita coisa pra escrever em relação a isso).

Mas então, chegou a nossa hora. Lá estávamos nós. A gente tinha que lidar com todo tipo de pessoas, diferenças de sotaques – que eu devo acrescentar, foi barra, hein. Mas eu me apaixonei por isso.

Então, isso é tudo por agora. Espero encontrá-los em breve!

 

Leave a Reply

